terça-feira, 24 de setembro de 2024

         A Força da Parceria: Comissão Gaúcha de Folclore e Educação


No início do ano letivo de 2024, a Comissão Gaúcha de Folclore  colaborou com uma relevante pesquisa de mestrado intitulada “Folclore e Transdisciplinaridade: Uma Pesquisa sobre as Possibilidades na Escola”, conduzida por Andrea Simoni Rech, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), sob a orientação da professora doutora Cristina Rolim Wolffenbüttel. O estudo investiga o papel do folclore e sua integração transdisciplinar nos planejamentos pedagógicos dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

            


Como forma de convidar os professores participantes da pesquisa, Andrea presenteou cada um deles com uma caixa contendo elementos simbólicos do folclore gaúcho, como chás medicinais, boneca de pano, bolinhas de gude e broa de milho, itens que evocam memórias culturais transmitidas através das gerações.

Alinhada à sua missão de preservar e promover as manifestações culturais tradicionais, a Comissão Gaúcha de Folclore participou ativamente dessa iniciativa, fornecendo materiais que enriqueceram o ambiente escolar e fortaleceram o vínculo entre a cultura popular e a prática pedagógica. Além dos itens simbólicos entregues pela pesquisadora, a Comissão ofereceu exemplares de livros sobre folclore, organizados em sacolas individuais destinadas aos docentes. Esses materiais foram rapidamente incorporados ao cotidiano escolar, tornando-se fontes valiosas de consulta, reflexão e inspiração.

 


 

           




O entusiasmo dos professores participantes ao receber esses materiais evidenciou o impacto positivo da parceria. A partir dessa iniciativa, percebeu-se um movimento significativo em direção à centralização do folclore nas práticas pedagógicas, reforçando a importância de manter vivas as tradições culturais no ambiente escolar. Nesse contexto, a contribuição da Comissão Gaúcha de Folclore foi fundamental para fortalecer o ensino do folclore e valorizar as raízes culturais entre educadores e alunos.

  


Essa colaboração exemplifica como a união de esforços pode gerar resultados expressivos, promovendo o folclore como um elemento central nas discussões pedagógicas e permitindo que novas gerações tenham contato direto com o rico patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

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