sábado, 28 de abril de 2018

CGF faz homenagens pela passagem de seus 70 anos

         Uma tarde agradável na capital de todos os gaúchos. A Câmara de Vereadores de Porto Alegre recebeu os membros da Comissão Gaúcha de Folclore para as comemorações de seus 70 anos e da professora Lilian Argentina Braga Marques que, se fosse viva ainda, estaria completando 96 anos, entregando a "Medalha do Mérito Cultural Lilian Argentina" e o Diploma "Moção de Reconhecimento e Aplauso" pelos feitos culturais que se destacaram.
            Foram agraciados com a Moção: 
Airto João Ferronato – Vereador em Porto Alegre e apoiador de iniciativas da CGF.
Maria Janett da Costa Chagas - Idealizadora e coordenadora da "Cavalgada Feminina de Itapuã", realizada sempre dia 1º de maio, desde 2002, em Itapuã (Viamão-RS).
Escola Municipal Heitor Villa Lobos  - Instituição que proporciona o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas de forma a utilizar a música como meio de promover a autoestima e a inserção cultural 
Orquestra Villa Lobos  - programa desenvolvido desde 1992 pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila Mapa, periferia de Porto Alegre/RS.. 
Vera Lúcia Mena Barreto –Patroa do CTG Tiarayu destaque cultural na 1ª Região Tradicionalista
Sociedade Partenon Literario – Comemorando 150 anos
Sociedade Gaucha de Lomba Grande – Completando 80 Anos

35 CTG – pelos seus 70 anos de história

             E com a medalha do Mérito Cultural Lilian Argentina:

Alessandra Carvalho da Motta – advogada, tradicionalista
Ivo Benfatto – folclorista, professor, tradicionalista. 
Cecilia Rheingantz Silveira - professora, musicista, Regente e Coordenadora da Orquestra Villa-Lobos, 
Marco Aurélio Alves- produtor e ativista cultural, presidente do Conselho Estadual de Cultura.   
União das Etnias de Ijui - UETI coordenação de atividades culturais étnicas em Ijui.
Rogério Pereira Bastos - professor graduado em História, tradicionalista, escritor e jornalista
Dr. Francisco Pereira Rodrigues - Advogado, romancista, poeta, pesquisador, vários livros publicados, foi presidente da Estância da Poesia Crioula e da Academia Rio-Grandense de Letras

              Estiveram presentes, também, a 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, Nathália Rodrigues e o 1º Piá Farroupilha da 1ªRT, Vitor Menezes, Nilza Lessa, as filhas da professora Lilian Argentina, além dos agraciados e seus convidados.
               Os agraciados fizeram uso da palavra agradecendo à Comissão Gaucha de Folclore pelas homenagens e relembraram momentos que marcaram suas historias. 




       Ivo Benfatto:
       "Amigos e amigas da CGF. Mais uma vez escrevemos. todos juntos mais uma bela página  da nossa historia reconhecendo e homenageando gente do bem, doa seu tempo e vitalidade para promover fazeres e saberes da cultura popular, apenas pela satisfação de contribuir. Fiquei muito honrado pela distinção que recebi  por indicação  da Paula e do Capuano. Parabéns a todos os merecidamente agraciados. Foi um dia muito feliz.  Um abração".
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las."
Aristóteles

Nenhum comentário:

Postar um comentário