quinta-feira, 24 de maio de 2018

Começou o 1º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares, em Ijuí

             Noite fria, mas ambiente quente na sede do CTG Clube Farroupilha da cidade de Ijuí, que recebeu conselheiros do estado, membros da Comissão Gaúcha de Folclore e do Movimento Tradicionalista Gaúcho para a abertura do 1º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares que acontece entre os dias 24 e 26 de maio na UETI - União das Etnias de Ijuí.
              Estiveram presentes na abertura do Fórum o Prefeito de Ijuí, Valdir Heck, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurelio Alves, Secretário Adjunto da Cultura, Esporte, Turismo e  Lazer do RS, André Kryszczun, presidente da UETI, Nelson Casarin,  Secretário da Cultura, Esporte, Turismo e  Lazer de Ijuí, Sérgio CorreaElenir Winck, Vice-presdiente de Administração e Finanças do MTG, Catia Nering, Reitora da Unijuí, Claudio Souza, Coordenador Regional de Educação, Octávio Capuano, presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, Paula Simon Ribeiro, Vice-presidente do CEC, Altermir Thomé, patrão do CTG Clube Farroupilha e Leoveral Gouzer, Diretor de Cultura do Estado.
              O Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares está inserido nas comemorações dos 50 anos do CEC e dos 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore. Pensar folclore e as culturas populares objetivando sua preservação e estímulo ao aprofundamento constante da pesquisa é op objetivo central da realização deste Fórum, oferecendo oportunidade única aos professores, estudantes, pesquisadores e folcloristas para a multiplicação dos saberes e ampliação dos canais de divulgação a cerca do tema.
             A Comissão Gaúcha de Folclore ofetou ao CTG Clube Farroupilha, pelos seus 75 anos, a Medalha do Mérito Cultural Lilian Argentina, o que emocionou muitas pessoas presentes ao evento.
              Chico Roloff e Mara Muniz foram agraciados pelo ato de posse como representantes da Comissão Gaúcha de Folclore em suas cidades. A professora Dra. Maria Eunice Maciel falou em sua palestra de abertura sobre: "A Importância da Cultura na Construção da Identidade".
              As 19h, teve a abertura da Exposição “Paixão Pelo Rio Grande” – sobre a vida e obra de João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, no Museu Farroupilha Ijuí.
Programação desta sexta 25/05/2018 - Parque de Exposições de Ijuí

09h – Oficina para o “Financiamento do Folclore e das Pesquisas” – Marco
Aurélio Alves, Presidente do CEC e Rafael Balle – Diretor de Fomento SEDACTEL.
Local: Casa Portuguesa.
12h – Almoço.
14h – Palestra “Conceitos Básicos: Folclore/Tradição” – Octavio Capuano -
Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore.
Local: Casa Alemã.
15h30min – Palestra “Diversidade Cultural – com base na Convenção da Diversidade” -  Paula Simon e Renata Pletz.
Local: Casa Alemã.
16h – Palestra / Oficina “Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas” –
20h – Espetáculo Cultural da União das Etnias de Ijuí
Local: Palco das Etnias.
21h – Jantar Típico na Casa Italiana (Filó Italiano)
22h – Encontro Cultural na Casa Sueca – Comemoração do Solstício de Inverno, com atrações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário