quarta-feira, 30 de maio de 2018

DIA 29 DE MAIO - DIA DO FOLCLORISTA

Por Diego Muller

            O folclore é o povo... são os usos populares, constituídos pelos costumes espontâneos e tradições transmitidas de geração em geração. Todos os povos possuem suas culturas, tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
João Carlos D'Avila Paixão Cortes

            A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações naturais coletivas, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação. Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet.

             Quando se fala em folclore e se aborda algo sobre os costumes e personagens do folclore gaúcho, estamos nada mais, levando para algumas páginas o que grandes homens investigaram, estudaram, concluíram, registraram, catalogaram e separaram de forma totalmente cuidadosa nossas origens, parecências, diferenças... e a própria definição do que é folclore. Esses são os FOLCLORISTAS!

             Temos no Rio Grande do Sul e Brasil, pessoas de grande relevância no assunto, sendo vistos como instigadores incansáveis... incluindo, catalogadores de personagens, crenças, superstições, estórias, ditados, parêmias, cantigas de roda, brincadeiras do folclore, comidas típicas, vestimentas, danças, cantos, entre muitas outras coisas que estudadas e conferidas por eles, serão contadas por outros e passadas em frente, fazendo com que o nosso folclore nunca seja esquecido.

Salve o Folclorista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário