terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Comissão Gaúcha de Folclore elege nova Diretoria

  

Acima e ao centro, Rogério Bastos. Abaixo, Renata Pletz e Marco Aurelio Alves

   A Comissão Gaúcha de Folclore (CGF) realizou na tarde de hoje (16/02) sua assembleia geral ordinária virtual para eleição da nova diretoria, gestão 2021-23. Por unanimidade, foi eleita a chapa que tem Rogério Bastos como presidente, Marco Aurelio Alves como 1° vice e Renata de Cássia Pletz para a 2ª vice-presidência.

     Aimara Bolsi será a 1ª secretária e Mara Muniz do Amaral a 2ª secretária. Paula Simon Ribeiro foi eleita 1ª tesoureira e Daniel Zardo como 2° tesoureiro. A Diretoria de Eventos ficará a cargo de Paulo Elias e Delurdes Costa. Como diretores de Interior, Rui Rodrigues e Mara Muniz. Na área de Comunicação, assume Erika Hanssen Madaleno.

     Entre as diversas metas da nova Diretoria, estão a promoção de exposições itinerantes pelo Estado, a realização do 2º Forum Estadual de Folclore, a recriação de um programa radiofônico sobre Folclore, a publicação do livro dos 75 anos da CGF e, especialmente, realizar um trabalho especial sobre os 70 anos da Carta do Folclore Brasileiro.


     A Comissão Gaúcha de Folclore foi fundada em 23 de abril de 1948 por Dante de Laytano, que reuniu um grupo de intelectuais, artistas e professores universitários com o objetivo de estudar as manifestações da cultura popular do Rio Grande do Sul.

     A CGF é filiada à Comissão Nacional de Folclore juntamente com as outras 24 Comissões de outros estados e, como as demais, segue as diretrizes da Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951 durante o I Congresso Nacional de Folclore no Rio de Janeiro, revista em 1995 durante o IX Congresso Brasileiro de Folclore realizado em Salvador.

Erika Hanssen Madaleno
Jornalista - 4728 MTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário