quinta-feira, 4 de março de 2021

A Cultura Popular na Escola (II) - por Neusa Secchi

 

    O Projeto Pedagógico da Escola é o documento que vai definir quais são as intenções da mesma e as propostas que traçam as realizações de qualidade de trabalho e o desejo coletivo de todos os segmentos que fazem parte das necessidades da comunidade escolar. 

     Perdura hoje uma escola padronizada numa educação imposta pelas elites consolidando-se em termos de ser fixada basicamente pela escrita e não voltada o suficiente à cultura popular. Nem sempre o saber popular é levado em consideração ocasionando desqualificação e desinteresse. 

     Na relação Escola-Comunidade, os conhecimentos são transmitidos preservando apenas a hegemonia da cultura erudita, desconsiderando os saberes produzidos e preservados pela comunidade, sua memória cultural, valores, crenças e a própria história.

     O trinômio: Aluno-Escola-Família, pelo seu valor interativo é uma proposta de conteúdo que deve ser trabalhada na Escola. Aproveitar iniciativas da criança, trazendo para o ambiente escolar o ensino formal dando oportunidade a família participar, enriquecendo a bagagem cultural: lendas, advinhas, quadrinhas, entre outras.

      Para que ocorra uma verdadeira identidade cultural torna-se necessária a elaboração de um currículo escolar que contemple essa diversidade cultural. Neste contexto o professor é o importante agente preservador e modificador deste processo de ensino-aprendizagem.

     Hoje o conhecimento está sendo gerado longe da sala de aula, tanto por pesquisadores, acadêmicos e /ou comissões de currículos, mas criado ou recriado o suficiente pelos estudantes e professores nas salas de aula.


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