Os participantes do 3º Curso de Folclore on line assistiram, na noite desta quarta (21), a aula da professora Neusa Marli Bonna Secchi, que falou sobre Brinquedos e Brincadeiras do Folclore. Em seguida, em uma mesa virtual, as professoras Stela Paim Lemos da Costa e Aimara Bolsi falaram sobre o Folclore na Escola, baseadas no livro homônimo da professora Neusa. A mediação foi da pedagoga Márcia Borges. A promoção do Curso é da Comissão Gaúcha de Folclore, em parceria com a CBTG, e teve um número recorde de inscritos.
A noite de terça a aula foi da professora Paula Simon Ribeiro, que abordou os Conceitos e Teorias do Folclore. A palavra Folclore foi usada pela primeira vez em 22 de agosto de 1846 e significa “conhecimento do povo”. É o saber popular, adquirido de forma espontânea e não imposto por terceiros. Paula também falou sobre os diversos tipos de Cultura existentes, como a espontânea e a erudita, e que todas podem conviver entre si. “Tudo o que o homem faz, que não foi a Natureza, é Cultura", explicou a palestrante. Logo após, a professora e coreógrafa Lucia Brunelli trouxe o tema “A Dança no Folclore”. De acordo com ela, desde a antiguidade a dança esteve presente na vida de quase todos os povos ainda não letrados. Era uma forma de expressão e manifestação espontânea dos sentimentos das comunidades, conjugando os mais diversos aspectos da vida cotidiana, como exemplos de coesão social.
Nesta quinta-feira, 22 de abril, o painel vai contar com seis especialistas, enter eles as professoras Neusa Secchi (natal e Páscoa) e Paula Simon Ribeiro (Juninas). Odilon Ramos (Terno de Reis) Iosvaldyr Carvalho (Maçambique), Ana Zenaide (Cavalhadas) e Alvaro Machado (Carnaval) sob a mediação de Marco Aurelio Alves.
O curso vai até o próximo sábado (24) e na sexta, 23 de abril, dia em que a CGF completa 73 anos, serão realizadas várias atividades. Às 19h, ocorre a posse da nova diretoria, eleita em fevereiro deste ano para a gestão 2021-2023, seguida pela abertura oficial do evento às 20h.
Na continuidade, haverá aula magna proferida pelo psicólogo e produtor cultural Marco Aurelio Alves, abordando o tema “Conceito de Cultura e Economia da Cultura”, e pela professora Maria Eunice Maciel, que vai falar sobre “O Respaldo da Antropologia para o Estudo do Folclore”.
Todo o evento poderá ser acessado ao vivo pelo público em geral através da fanpage da CGF no Facebook(https://www.facebook.com/ComissaoGauchadeFolclore).
Diretora de Comunicação CGF
Nenhum comentário:
Postar um comentário