quarta-feira, 16 de agosto de 2017

FOLCLORE MAGICO - Amuletos - por Paula Simon Ribeiro

            Já falamos anteriormente que os amuletos correspondem a materialização da superstição e das crendices. São representados por objetos que após serem magnetizados, vibrados ou preparados ritualisticamente se supõe adquiram o poder de proteger ou imunizar quem os possui de qualquer maleficio ou má sorte.

            Existem diferentes tipos de objetos usados como proteção, os talismãs para trazerem boa sorte e os fetiches, que possuem um "espírito" morador capaz de ações concretas. Podem ser religiosos ou profanos.

            Entre os religiosos destacam-se:

Relíquia - fragmento de um objeto que tenha pertencido a um santo. O "Lenho Sagrado" (fragmento da Cruz que serviu ao sacrificio de Jesus Cristo, pedaço do Manto de Cristo, retalho da batina do Padre João Batista Reus ou do Padre Cícero e outros.

Bentinho - ou Escapulário, pequena almofadinha benta pelo padre, que presa a uma corrente ou cordão em forma de colar é levada ao pescoço de pessoas religiosas.

Medalha Milagrosa - com a efigie do santo da devoção do portador.
Agnus Dei - oração ao Cordeiro de Deus, levada constantemente pelo devoto.
Água Benta - Para a Igreja Católica é essencialmente ligada ao sacramento do Santo Batismo, é sobretudo a origem da vida, é sinal de bênção. Sua falta representa a maldição, a sede, a seca e, consequentemente, a fome e a morte.A água simboliza também a limpeza interior e a purificação dos pecados.

Fitas do Senhor do Bomfim - Os crentes usam amarradas ao pulso. É feito um pedido ao Santo e deixando-se a fita até cair, quando o pedido será atendido.

Entre os amuletos profanos se destacam:

Talismã, Mascote - qualquer objeto ao qual é atribuido uma força mágica, que supõe-se seja capaz de uma ação direta possta à disposição de seu proprietário, (tipo lâmpada de Aladim, anel ou selo de Salomão).

Chifre, trevo, pata de coelho, alfinete e outros - diversos objetos são considerados amuletos e utilizados por inúmeras pessoas nos quais depositam suas crenças e esperanças.É crença generalizada que encontrar um trevo de quatro folhas traz sorte, bem como encontrar alfinete no chão (desde que não seja de cabeça preta que atrai morte). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário