quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Contos do Curso de Formação Folclórica de 2022

 Como forma de preservar e valorizar as manifestações culturais populares do Rio Grande do Sul, despertar o interesse e o gosto pelo folclore regional, bem como enriquecer o conhecimento de novos integrantes, a Comissão Gaúcha de Folclore disponibiliza o Curso de Formação Folclórica, todos os anos. Ao final do curso é solicitado um trabalho que, no ano de 2022, foi sobre a pesquisa e elaboração de um conto local.

 

Quem traz o conto de hoje é José Mondadori


Minha Infância Não é um Conto, Mas Vale um Conto


Dizem que a palavra “saudade” só existe na língua portuguesa e que exprime um sentimento de melancolia devido ao afastamento de alguma pessoa, uma coisa um lugar ou a lembranças de experiências prazerosa já vividas.

Assim resolvi contar um pouco da minha infância afim de que essa saudade não seja somente minha, e também possa ativar as belas lembranças de todos leitores.

Era início de março de 1963, e os últimos dias de verão corriam. Meus amigos e vizinhos passavam na frente da minha casa alegres e faceiros porque iam pra escola pela primeira vez. Me abanaram e me convidaram a ir também. Como não tinha idade suficiente, mas com a empolgação de vê-los e não querer ficar de fora, minha mãe foi até a escola para conversar com a Diretora, pois eu já era pré-alfabetizado em casa. Estava dentro, mas como um consignado, isto é, se passar passou, senão voltaria a fazer o primeiro ano novamente. O Ensino Fundamental naquela época chamava-se Primário, e a escola municipal, Grupo Escolar Gumercindo dos Reis.

Todas as tardes antes de bater a sineta haviam brincadeiras de roda, jogos de bolinha de gude (bolita), batidas de figurinhas, concurso de bilboquê, guerrinha de bodoque com bolinhas de cinamomo; coleguinhas levavam tampinhas de garrafa para trocar, pois tinham coleção, chaveirinhos, figurinhas de chiclete Ping-Pong do Gordo e o Magro, carteiras vazias de cigarro, canetas e lápis. E aos domingos após o almoço, nos encontrávamos com outras crianças na fila do matiné dos cinemas Real, Imperial e Pampa, a trocar gibis do Tio Patinhas, Fantasma, Mandraque, Brasinha, de Faroeste entre outros.

Com a Professora Marli aprendi a ler, escrever, somar e diminuir. Ela tinha um diário de classe e cada dia um aluno(a) escrevia nele a matéria daquele dia. Um jeito simples de guardar para a eternidade a sua classe. 

Minha experiência com aquele diário foi terrível. Em vez de levá-lo pra casa e escrever nele depois, não aconteceu, e assim cometi o mais sério borrão de toda a minha vida. A borracha era de duas cores, azul para apagar caneta, e alaranjado para apagar lápis. Cheguei a rasgar a folha de tanto apagar. Depois que cometi essa gafe, tive o contato com a primeira empulhação. Mostrei para o colega ao meu lado e lhe disse baixinho e apavorado: “E agora?” Ao que me respondeu na lata: “Caga na mão e bota fora”. Ri tanto que as lágrimas vertiam dos olhos. Uma colega quis saber o que estava se passando e larga olhando pra nós: “Quem cochicha o rabo espicha”. “E quem se importa o rabo entorta” respondeu ele rapidamente. “Quem?” pergunta ela novamente. “O trem”, disse ele de bate pronto.

Como o ano anterior era de eleições e o Governador do Rio Grande do Sul, o senhor Leonel Brizola se elegera Deputado Federal pelo Rio de Janeiro e o candidato do seu PTB, o senhor Egídio MIchaelsen perdera a disputa pelo governo estadual para o senhor Ildo Meneghetti, a piada da época era: Passadas as eleições e escrutínios, Egídio Michaelsen telefona para Brizola para lhe cumprimentar pela bela vitória no Rio de Janeiro e pergunta: “Leonel, o que é que eu faço com a sobra do dinheiro da campanha?” Ao que Brizola lhe responde: “Mica gaste todo!”

E quando da solenidade de posse do novo Governador, em março de 1963 houveram muitos discursos, sendo o penúltimo reservado à Senhora Judite Meneghetti, esposa do Governador eleito, que lascou essa verdadeira pérola que minha mãe ouviu pelas ondas curtas da Rádio Farroupilha: “Na condição de Primeira Baguala do Rio Grande...”

E assim seguia-se a vida. Muita conversa e dúvidas na sala de aula até que alguém não aguentava mais e proclamava: “Vaca amarela cagou na panela. Um mexeu, outro lambeu. Quem falar primeiro come toda a bosta dela”. Silencio total.

Nos recreios após o lanche, desfilávamos cantando o “Marcha soldado cabeça de papel, quem não marchar direito vai preso pro quartel. O quartel pegou fogo, Francisco deu sinal. Acuda, acuda, acuda a Bandeira Nacional”.

E também o “Um dois, feijão com arroz.  Três quatro, feijão no prato. Cinco seis, final do mês, Sete oito, comendo biscoito, nove dez, comendo pastéis”.

Quem era bom jogador de bolita, bilboquê ou tinha boa pontaria no bodoque, dizíamos que que o cara era “seco” e quem era ruim era “figo”.

O que me chamava muito a atenção era a forma que alguns dos guris seguravam o bolita para jogar. Era o famoso “cu de galinha”.

Havia também as corridas na quadra, 50 ou 100 metros, e sempre tinha alguém a gritar:             “Quem chegar por último é mulher do Padre”.

Veio o outono e as folhas secas das árvores caíam espalhando-se vagarosamente pelo chão, enquanto as do meu caderno enchiam-se de ditados e contas. As histórias da Cartilha do Guri com Olavo e Élida nos aqueciam nos preparando para o inverno. E como foi frio aquele inverno em Passo Fundo. E se alguém ousasse dizer “Tô com frio”, rapidamente alguém replicava: “Bota o cu no rio. Dá um assobio pro teu tio, que ele vem te buscar de navio”. E se alguém não gostasse do versinho e jogasse uma praga para que o falasse, esse alguém imediatamente bradava: “Praga de urubu cai no mesmo cu”.

Ano velho chega afim e o consignado aqui, passou. Mas meu boletim que guardo até hoje junto com todos os outros, não há nenhuma nota a não ser as finais, porque “se passar, passou”.

Durante as tardes das férias jogávamos bola no campinho perto de casa e depois tomávamos banho na sanga que passava ao lado do campinho, onde sempre íamos buscar a bola molhada.

As noites de verão após a janta, ficávamos reunidos no gramado nos fundos do nosso pátio onde contávamos as estrelas à medida que iam aparecendo no céu, e os mais velhos nos diziam que “contar as estrelas aparecem verrugas nos dedos que as apontam”.

Meu pai gostava muito de fazer perguntas e charadas e mesclava com histórias de quando era solteiro. E quando eu enchia a sua paciência, ele dizia pra mim: “Guri, vai peidar na água pra ver se sai bolinhas”.

Adorava ver as estrelas, os satélites passando, as fases da Lua. E quando o pai e a mãe se recolhiam, porque não tínhamos televisão, brincávamos de Polícia e Ladrão, Talero e de se esconder com a gurizada da vizinhança na rua. Tudo era muito calmo e tranquilo, sem violência e sem medo.

Havia uma vizinha benzedeira na nossa rua e pra cada enfermidade tinha uma reza diferente. A que mais me marcou era assim: “O que que eu cozo? Cobreiro brabo. Corto a cabeça e corto o rabo”. E pra fazer troça dela inventamos um versinho: “Te benzo e curo que debaixo do rabo do burro tem um furo”.

Já era março de 1964 e eu todo faceiro no segundo ano. Porém no final daquele mês estoura a Revolução e o Presidente João Goulart, o Jango, é deposto. Ele e Brizola fogem para o Uruguai, e o Governador Meneghetti temendo ser deposto, foge pra onde? Passo Fundo.  Mas nada daquilo impediu as aulas. Meu pai, Brizolista e Getulista que era teve que engolir seco. E os petebistas de plantão inventavam musiquinhas, paródias sobre o ocorrido. Consegui resgatar alguma coisa:

“Meneghetti, ghetti, ghetti,

Não te mete Meneghetti,

A fazer Revolução.

Porque enquanto o povo apanha,

O Cabral e o Zuza Aranha

Tomam whisky de montão.

                               Apesar da pouca idade

                               Meneghetti compreendeu

                               Que a sua felicidade

                               Foi Judite quem lhe deu!

Meneghetti, ghetti, ghetti ...

                               Foge Jango, foge Briza

                               Foge Deus e todo o mundo,

                               Só não foge Meneghetti

                               Porque foi a Passo Fundo!”

A partir dessa paródia da música Dominique, quando alguém se metia na conversa dos outros, um dos envolvidos bradava “Não te mete Meneghette!” que por incrível que pareça continua até hoje.

Minha professora agora era a Dona Ozaíla. Uma professora fora de série. Com ela fazíamos teatro de varetas, fantoches e marionetes. Nosso grupo de teatro era a sensação da escola. Apresentávamos A Descoberta do Brasil, a história do Curumim o índio valentão, A Dona Baratinha, além de criarmos nossas próprias estórias com a sua supervisão. E nelas colocávamos musiquinhas como:

“Essa noite tive um sonho que jogava futebol,

Acordei de manhã cedo chutando meu urinol!

Essa noite tive um sonho que chupava picolé,

Acordei de manhã cedo chupando o dedo do pé.”

 

Havia outras que cantávamos fora do ambiente escolar como:

“Rodolfo Valentino, morreu de operação,

Deixando a pobre nega com dor no coração.

Rodolfo Valentino, morreu de dor de dente,

Deixando a pobre nega sentada na patente.”

****************************************

“São Paulo quatrocentão, baixei as calça e caguei no chão,

A bosta endureceu, passou o auto e furou o pneu.

Levaram pra Prefeitura, examinar se era bosta dura.

Levaram para o xadrez, e só de raiva caguei outra vez.”                                                                            

 

 

Jingo bell, jingo bell, acabou o papel,

Não faz mal, não faz mal

Limpa com jornal.

                O jornal tá caro.

                Caro pra chuchu.

                Com ele não se pode

                Nem limpar o cu.

 

 

À medida que os anos iam passando aprendíamos outras coisas folclóricas como por exemplo, quando perdíamos um objeto e procurávamos e não tinha jeito dele aparecer, desenhávamos um círculo pequeno na terra que significava o cu do diabo e fincávamos uma estaca nele. “Finca uma estaca no cu diabo, diziam, que o objeto procurado aparece”. E aparecia. Depois tínhamos que ir lá fora tirar a estaca do círculo.

E as famosas empulhações da gurizada:

“Quem não tem perna é...? Perneta.

Quem não tem mão é...? Maneta.

Quem não tem punho é...? P......”

“Quantos ovos têm em oito dúzias e meia?

Cento e dois ovos.

Então senta aqui”.

Assim fui brincando, crescendo, sonhando, me divertindo, aprendendo, fazendo amigos. Ginásio, científico, quartel, faculdade. Tornei-me um homem. Mas as coisas de menino não ficaram lá na infância. Trago-as numa caixinha dentro da minha mente e de vez em quando conto aos meus filhos e aqui as coloquei no papel.

Não sei se minha infância foi um conto ou valeu um “conto”, afinal de contas não a vendi nem a estou vendendo. Estou isto sim compartilhando-a, revivendo-a e dando gargalhadas.

Espero que tu também tenhas se divertido dado boas risadas.


Por Francesca Mondadori

Nenhum comentário:

Postar um comentário