sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Contos do Curso de Formação Folclórica de 2022

 

Como forma de preservar e valorizar as manifestações culturais populares do Rio Grande do Sul, despertar o interesse e o gosto pelo folclore regional, bem como enriquecer o conhecimento de novos integrantes, a Comissão Gaúcha de Folclore disponibiliza o Curso de Formação Folclórica, todos os anos. Ao final do curso é solicitado um trabalho que, no ano de 2022, foi sobre a pesquisa e elaboração de um conto local.

 

Quem traz o conto de hoje é Fátima Gimenez

Entrevista com o cantor, compositor, pesquisador e escritor Juliano Javoski:

 

    Quando eu era “gurizote”, lembro que meu avô e eu, mais uma turma “gostavam” de caçar tatú. A gente morava prá fora, na periferia de Butiá, praticamente a zona Rural de Butiá. E íamos volta e meia sair prá uma caçada. 

    Numa dessas fui eu, meu avô, o falecido Almedorino, o Alcides Carvalho que tocava pandeiro e era gari da Prefeitura e também o “Perneta” que se eu não me engano era o Adalmir. Eu era o menos vaqueano ali, com certeza o mais vaqueano era justamente o Alcides. E saímos numa noitada, batemos casco acho que umas três, quatro horas e pegamos um monte de mulita! 

    Viemos com dois ou três sacos cheios de mulita. E na volta se “perdemo” porque era de noite e no meio da escuridão tinha um eucalipto enorme e um capão de mato na volta também! Não era fácil!  Só sendo muito vaqueano mesmo. 

    Então tá!  Perdidos e acho que caminhando em círculo, daqui há pouco fomos parar num banhadal, te falo de atoleiro, um pajonal, já quase clareando o dia, nós conseguimos sair e depois de andar mais uns 50 metros chegamos lá na outra ponta. Teve gente que perdeu alpargata, chinelo e tal. O “Perneta” perdeu a alpargata e o Alcides muito prestativo disse:


     - Peraí que eu vou ali achar.


    E dizendo isso se atirou no barro, começou a catar e achou a alpargata do Perneta e atirou lá na grama. Não satisfeito, quis completar o favor. Voltou pro barro e começou a procurar, quando perguntaram a ele: 

 

     - O que tá procurando, Alcides?

 

     - Tô procurando o outro pé! 

 

    E aí o Adalmir Perneta grita de longe:


     - Alcides! Eu só tenho um!

 

 

“Cada um com seu Fascínio”

 

    A tarde parecia inexistir, parada no tempo, em virtude da calmaria que pinta naquele recanto onde vive Josué.  Ele pega um livro, uma cadeira confortável e se põe sob a sombra mais fresca do pátio. Respira o silêncio e degusta página a página daquela obra maravilhosa que lhe abre a cada parágrafo um mar de imaginação. Mergulha num emaranhado de imagens que lhe fascina e com isso isola-se do mundo exterior.  Já não sente os pés descalços sobre a grama milimétricamente cortada. A brisa refresca seu rosto com suavidade, sem conseguir trazê-lo à tona.  Está imerso em parábolas e metáforas, sentindo a alma decifrar poeticamente aquelas imagens genuínas e magistrais, quando de repente é trazido ao mundo real por um vizinho 

que nada alegremente em sua piscina a duas casas da sua e grita fascinado: 


      - Que vida boooa!!! 


    Josué tira os olhos do interior da página e pensa quase em sussurros, que bom, há um vizinho feliz com a vida que leva.  Volta para o miolo do conteúdo que lhe entra pelas retinas, mas em menos de cinco minutos ouve novamente a mesma exclamação, vinda da mesma direção, expressa pela mesma voz.  Sem tirar os olhos da página: o vizinho realmente está feliz pela vida que Deus lhe deu, ou o diabo... e continua sua proveitosa leitura.  Quando chega ao fim da próxima página ouve mais a repetitiva frase, já não se alegra com a felicidade do outro. Na metade da seguinte, outra vez, o que está se tornando molestador e já não lhe deixa continuar imerso no tema fascinante que o autor daquela obra lhe entrega, sem exigir nada em troca, haja vista que o magnífico é um presente da sua amada...  Ao virar a página, começa a ouvir o barulho do papel, algo imperceptível até então, por estar concentrado no tema do livro.  Ao iniciar a primeira frase de um deslumbrante parágrafo ouve novamente aquela voz retumbante em seus ouvidos: 


     - Que vida boooa!!! 


   Josué fecha o livro, deixando um dedo como marca página, levanta da cadeira e silenciosamente invade o pátio do vizinho que, estupefato observa calado o invasor. Senta-se a beira da piscina, põe os pés dentro d’agua, pega um copo de cerveja que está a borda, bebe num gole todo o líquido, abre o livro e segue sua leitura em voz alta, no mesmo tom e volume da exclamação do vizinho feliz. Lê um parágrafo, olha bem no olho do dono da casa e grita:  


     - QUE LIVRO BOOOOOOM!!! 


    Levanta-se e sai em silencio, tal como chegou.  

 

                                        -  Paulo de Freitas Mendonça

(Poeta, pajador, compositor, declamador, apresentador, roteirista, produtor e estudioso da cultura latino-americana.)



Por Francesca Mondadori

Nenhum comentário:

Postar um comentário