quarta-feira, 16 de agosto de 2017

FOLCLORE MAGICO - Amuletos - por Paula Simon Ribeiro

       Figa - um dos mais tradicionais amuletos conhecidos em todos os tempos é oriunda das crenças pagãs, dos velhos cultos fálicos da Ásia e da África. Representa também o símbolo da fertilidade e pode apresentar-se em um sem número de materiais, entretanto a mais cobiçada é a de madeira chamada Figa da Guiné. As primeiras figas de que se tem notícias foram fabricadas com madeira da figueira, (entre os caldeus, esta árvore é símbolo da vida, da fecundidade e da proteção, já que foi com folhas da figueira que Adão e Eva recobriram sua nudez ao serem expulsos do Paraíso.)

      Tradicionalmente ao nascer uma criança a madrinha deve oferecer uma pequena figa de ouro para proteção da criança contra mau olhado, quebranto e outros males. 

      Ferradura- é um dos mais populares objeto de crença supersticiosa e a opinião geral é que atrai boa sorte encontrar na rua e trazer para casa colocando-a sobre a porta de entrada da residência, com as pontas viradas para cima. Outros creem que as pontas devem ficar para baixo, com a curva formando um céu ou uma casa, abrigo para o homem.  O poder da ferradura é atribuido por a mesma ter sido criada no fogo sagrado e ser feita de ferro, metal igualmente sagrado.

       Patuá ou Breve - saquinho de pano ou couro contendo uma oração forte ou "ponto riscado" que deve ser levado ao pescoço e segundo a crença popular imuniza de qualquer mal tornando invulnerável o seu portador.
Guia de Santo - Colar feito de coninhas (missangas) com as cores dos Orixás, de contas ou de sementes que os iniciados em religiões de Matriz Africana usam ao pescoço ou atravessadas no corpo. Devem ser "trabalhadas" no pegi e cada tipo tem um significado ritual, além de atuarem como ponto de fixação de forças. A cada "obrigação cumprida" o filho de santo recebe uma guia correspondente.

      Este texto não esgota o assunto, a imaginação e as crenças do ser humano são infinitas e muito ainda se poderia falar sobre o ansia que o homem tem de dominar as forças sobrenaturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário