Existem diferentes tipos de objetos usados como proteção, os talismãs para trazerem boa sorte e os fetiches, que possuem um "espírito" morador capaz de ações concretas. Podem ser religiosos ou profanos.
Entre os religiosos destacam-se:
Relíquia - fragmento de um objeto que tenha pertencido a um santo. O "Lenho Sagrado" (fragmento da Cruz que serviu ao sacrificio de Jesus Cristo, pedaço do Manto de Cristo, retalho da batina do Padre João Batista Reus ou do Padre Cícero e outros.
Bentinho - ou Escapulário, pequena almofadinha benta pelo padre, que presa a uma corrente ou cordão em forma de colar é levada ao pescoço de pessoas religiosas.
Medalha Milagrosa - com a efigie do santo da devoção do portador.
Agnus Dei - oração ao Cordeiro de Deus, levada constantemente pelo devoto.
Água Benta - Para a Igreja Católica é essencialmente ligada ao sacramento do Santo Batismo, é sobretudo a origem da vida, é sinal de bênção. Sua falta representa a maldição, a sede, a seca e, consequentemente, a fome e a morte.A água simboliza também a limpeza interior e a purificação dos pecados.
Fitas do Senhor do Bomfim - Os crentes usam amarradas ao pulso. É feito um pedido ao Santo e deixando-se a fita até cair, quando o pedido será atendido.
Entre os amuletos profanos se destacam:
Talismã, Mascote - qualquer objeto ao qual é atribuido uma força mágica, que supõe-se seja capaz de uma ação direta possta à disposição de seu proprietário, (tipo lâmpada de Aladim, anel ou selo de Salomão).
Chifre, trevo, pata de coelho, alfinete e outros - diversos objetos são considerados amuletos e utilizados por inúmeras pessoas nos quais depositam suas crenças e esperanças.É crença generalizada que encontrar um trevo de quatro folhas traz sorte, bem como encontrar alfinete no chão (desde que não seja de cabeça preta que atrai morte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário