- A origem das rodas cantadas reside em primitivos cultos, onde a expressão mágica religiosa dava os primeiros passos da dança para agradecer colheitas, vibrar e pedir bons fluídos.
- A roda infantil é uma das primeiras manifestações do espírito associativo das crianças e, também, um veículo de transmissão das tradições através das gerações.
- Cantigas de roda, também são conhecidas como: cirandas, rondas infantis ou brincadeiras infantis onde as crianças formam um círculo, dão-se as mãos, deslocando-se para uma ou outra direção. Cantam uma música que pode conduzir à uma coreografia.
- Cantiga de roda é um tipo de canção infantil popular relacionado às brincadeiras de roda. Suas letras são simples de memorizar e recheadas de rimas, repetições e trocadilhos o que faz da música uma brincadeira.
- Não há como detectar o momento em que as cantigas de roda surgiram, já que têm autoria anônima e são continuamente modificadas, adaptando-se à realidade do grupo de pessoas que as cantam. Através das cantigas de roda conhecemos os costumes, o cotidiano das pessoas, as festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagens e crenças.
- A maioria das rondas infantis veio da Península Ibérica, mas também recebemos influência de outras culturas sofrendo transformações pelo acréscimo de formas regionais determinadas pelo meio.
- As brincadeiras à semelhança de outras de cunho folclórico costumam apresentar variantes de um grupo lúdico para o outro. Entende-se por “variante” cada uma das versões de uma mesma brincadeira.
- Importante a atividade lúdica para a vivência da criança — a família, primeiro núcleo formativo da infância, precisa reconhecer a importância do brincar, não tolhendo a espontaneidade infantil.
- Cancioneiro infantil compreende a totalidade das cantigas entoadas pelos avanços em suas atividades lúdicas e que integram o universo infantil. Ex.: Cantigas de ninar, Cantigas de roda, cantigas de histórias, cantigas cumulativas. Cancioneiro é o conjunto de melodias cantadas que apresentam elementos de identificação com o grupo social que o define (Rose-Marie Reis Garcia).
- As manifestações são transmitidas pela tradição oral e o autor muitas vezes é esquecido. Exemplos: Se essa rua fosse minha; Escravos de Jó; A barata diz que tem; Prenda minha; Boi barroso.
NEUSA MARLI BONNA SECCHI
Nenhum comentário:
Postar um comentário