quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Alunos comemoram a primeira noite de curso da CGF


     Os professores e folcloristas Ivo Benfatto e Paula Simon Ribeiro foram os palestrantes da primeira aula do Curso de Folclore – “Folclore e Tecnologias”, iniciado ontem (23) à noite, de forma on line, pela plataforma Meet, reunindo mais de 40 inscritos.

    A promoção é da Comissão Gaúcha de Folclore, com o objetivo de qualificar o público interessado em preservar as culturas populares. As aulas prosseguem na noite desta quarta, das 20 às 22h, com o tema “Músicas/danças e tecnologias”, ministradas por Lucia Brunelli e Jacson Jaques.

    O curso tem apoio da Comissão Nacional de Folclore e da Fundação Santos Herrmann, com mediação inicial de Aimara Bolsi e Mara Muniz da CGF.

No primeiro encontro, Paula Ribeiro e Ivo Benfatto falaram sobre os conceitos gerais do Folclore, que passou a ter essa denominação formalizada em 22 de agosto de 1846, por iniciativa do arqueólogo inglês William John Thoms.

    Com o pseudônimo de Ambrose Merton, ele escreveu uma carta à revista londrina “The Atheneum”, sugerindo que as, então chamadas, “Antiguidades Populares”, ou “Literatura Popular”, tivessem uma denominação digna de sua importância, já que estavam sendo desprezadas e esquecidas pouco a pouco. Para isso, utilizou duas palavras anglo-saxônicas, Folk (povo) e Lore (saber), nomeando os saberes e fazeres populares.

    Os palestrantes prosseguiram a aula mostrando todos os caminhos do Folclore até os dias de hoje, especialmente no Brasil, com algumas mudanças em sua definição original.

    Segundo Carmen Alminhana, do CTG Carreteiros da Saudade, o curso desperta um forte sentimento de pertencimento ao se aprender sobre o folclore. "O privilégio de poder aprender com quem ama o Folclore! E a certeza de pertencimento e de estar no caminho certo!" - afirmou.

    A chegada da tecnologia, de acordo com os professores, não apaga a cultura popular que cada pessoa possui, herdada através de seus antepassados. O Curso de Folclore vai até o dia 25 de agosto, sexta-feira, com palestras de Marco Aurelio Alves e Cristina Rolim (Identidade Cultural e Tecnologias) e Osvaldo Trigueiro (Folkcomunicação).


Algumas frases dos participantes 2023:

Luiz Antonio Farias

"Excelente combinação de conteúdos dos palestrantes, permitindo uma visão panorâmica e histórica, assim como oportuno aporte teórico sobre cultura, tradição e folclore. Ótima aula!"

Talita Polmann

"Uma frase que formulei ontem, quando o Matheus falou sobre a cuia foi: O folclore se adaptando, mas sem perder sua essência. Ontem foi excelente!"

Geisa Guterres

"Uma noite encantada assim como o folclore. Aprendizagem e muita troca de ideias."

Luciane Brum

"Celebrando o folclore com nossos saberes e fazeres".

Nenhum comentário:

Postar um comentário