sexta-feira, 12 de março de 2021

Diversões no Rio Grande Antigo – Bailes/festas surpresas - Parte II


     As relações de convívio se processavam entre pessoas de mesma categoria social, isto é, entre os vizinhos de uma estância e outra.

     Da mesma forma que as estâncias aprenderam se unir para enfrentar as guerras, também se uniram para os momentos de festas. O mesmo cavalo que antes servia para aproximar os acampamentos serve agora para aproximar salas amigas. 

   “...as festas que havia em grande número, eram acontecimentos simples, porém muito prestigiados e, desses, constavam carreiras ou pencas em cancha reta, as revisões de potros e as marcações, os bailes, serenatas, as surpresas, casamentos e batizados...” Eron Vaz Mattos. 

     Os bailes/festas surpresas foram outra expressão folclórica muito habitual no interior de nosso estado. Com antecedência, na maioria das vezes, em torno de dois meses da data de aniversário, os responsáveis pela organização combinavam como iam proceder. Toda a família e peonada se envolviam na organização da festa, e agiam de forma a entreter o aniversariante para que este não desconfiasse de nada. Os organizadores davam tudo de si para que não escapasse nada dos detalhes acordados. Carneavam uma novilha, cortavam os espetos, deixando tudo organizado para a noite. Na hora combinada iam se chegando a cavalo, de charrete, a pé e junto com eles, os músicos para alegrar a festa, e posteriormente, o baile. As famílias traziam algumas coisas para completar o jantar: vinho, licores, bolos, pão caseiro, doces, pratos, talheres, erva-mate, bandejas, panelas, além de velas e querosene para iluminar o salão. 

     A intenção era brincar e dançar na casa dos amigos e parentes, carneavam alguma galinha do dono da casa para fazer um gostoso arroz com galinha. Quando não dispunham de músicos, levavam as tradicionais vitrolas para dar a serenata e posteriormente dançar.

     A noite transcorria singularmente alegre, com bailados, “causos” e as brincadeiras.

Continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário