terça-feira, 5 de janeiro de 2016

LENDAS E MITOS - Professora Paula SImon

          São narrativas orais que permeiam o imaginario popular. Existem incontáveis estudos sobre o assunto e selecionamos uma pequena e objetiva conceituação para melhor entendimento .

          Para Van Gennep lenda (do latim legere)  "narração localizada, individualizada e objeto de crença". A lenda tem localização no tempo e no espaço, conta um fato geralmente com conotação religiosa e pode possuir uma origem histórica.

           As  Comissões de Folclore dos diversos estados brasileiros adotam a classificação europeia de lendas visando a uniformização de conceitos. Alguns estudiosos do RS criaram classificação propria para lendas vigentes no estado, entretanto não é seguida em outras regiões.

           O mito é também uma narrativa oral com caracteristicas proprias, é atemporal, não tem fixação geografica e principalmente tem ação (faz alguma coisa, aparece, dança, namora, chora, esconde ou encontra objetos etc).
No campo do Folclore Narrativo pode ser feito um paralelo entre alguns mitos que povoam o imaginário popular nos paises que compõem o Mercosul. Encontramos semelhanças entre alguns destes "entes sobrenaturais" que são comuns aos paises sul americanos independente de sua origem portuguesa ou espanhola.

           Saci Pererê adquire aparece como Yasi Yateré na Provincia de Misiones (Argentina) e no Paraguai como Yasi Tere ou Yateré porém com características do Sanguanel, mito conhecido na região italo-gaúcha (municipios de Farroupilha, Bento Gonçalves e Garibaldi).
         
           O Caipora, Caapora, Caapira etc, é um "anão peludo" defensor das matas, das florestas e dos animais, tem area de abrangência no Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, em algumas regiões funde-se ou é confundido com o Saci.
Negrinho do Pastoreio vigente no RS como lenda e mito, citado por alguns autores como "legitima" lenda gaúcha atravessou fronteiras e é conhecido na Argentina e Uruguai, com pequenas variantes nos detalhes . O âmago do causo é semelhante.

          Mais curioso, até mesmo pela distância geografica entre ambos, pode-se citar o Boto, no nordeste brasileiro e o Trauco no sul do Chile (Porto Montt e ilha de Chiloé) ambos seduzem jovens e são os "pais" de filhos de mães solteiras.
Muitos outros Mitos tem extensa área de abrangência, misturando-se, confundindo e atemorizando a mente popular, mas quase sempre cumprindo uma função ecologica, etiologica,  outras vezes ditando normas de conduta ou explicando o inexplicavel.