quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Comissão Gaucha de Folclore e Fundação Santos Herrmann

Duas instituições co-irmãs, que compartilham a sede, os associados e objetivos similares.

           A Comissão Gaúcha de Folclore foi fundada em 23 de abril da 1948, filiada a Comissão Nacional de Folclore, que por sua vez foi criada a partir do Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura (IBECC), órgão brasileiro da UNESCO e teve como sede o Palácio Itamaraty no Rio de Janeiro. No ano de 1948 por iniciativa da Comissão Nacional foram instituídas as Comissões estaduais em quase todos os estados brasileiros. Esta primeira fase teve como Secretário Geral o Prof. Dante de Laytano que conduziu a CGF por mais de 30 anos, até que por sua avançada idade e morte de inúmeros associados houve a necessidade de uma reestruturação. Nesta primeira fase, apesar das dificuldades financeiras e falta de espaço proprio, desenvolveram pesquisas e tiveram trabalhos publicados de valor inestimável, tudo era feito por idealismo.

          Em 22 de setembro de 1992 a Prof.ª Lilian Argentina Braga Marques recebeu do então vice-presidente da CNF, Prof. Bráulio Nascimento a incumbência de renovar o quadro de associados e reiniciar os trabalhos da CGF, o que foi feito com grande interesse da comunidade cultural.

          A CGF conforme seu Estatuto, "tem por finalidade incentivar e coordenar pesquisas. estudos, promover e divulgar o Folclore no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e colaborar com os poderes públicos, entidades estatais, para estatais e privados" em assuntos de sua competência.

          Desde sua reestruturação a CGF vem trabalhando em prol da cultura em nosso estado, fazendo pesquisas, palestras e promovendo cursos de atualização e instrumentalização para professores e publicando livros que resultaram das pesquisas feitas por seus associados. Também prestando colaboração ao MTG através da participação em eventos, cursos, comissões de avaliação e outros. A CGF estendeu seus braços para o interior, tendo núcleos atuando em diversos municípios.

          A Fundação Santos Herrmann, instituída a partir de um legado da Porfª Ilka Almeida Santos Herrmann, que ao falecer não tendo herdeiros designou a profª Rose Marie Reis Garcia sua testamenteira com a função especifica de com seus bens criar uma Fundação que se dedicasse ao estudo de instrumentos de corda em homenagem ao seu falecido marido Maestro Herrmann violinista da OSPA e aos estudos de Folclore já que a Profª Ilka chefiava o Gabinete de Pesquisas de Folclore do Instituto de Artes da UFRGS. Graças a este legado a FSH exisste e possui sede e recursos próprios,  podendo assim acolher a CGF na rua Olinda nº 368.

          A FSH foi oficialmente instituída em 20 de dezembro de 1999 e teve como membros fundadores associados da CGF e professores de musica, historia, antropologia e outros intelectuais de reconhecido saber. A primeira diretoria da FSH foi formada pelos professores Rose Marie Reis Garcia, Paula Simon Ribeiro, Reginaldo Gil Braga, Liane Bayard e Therezinha Steiner, que deram assim inicio a novel instituição, que vem desde então cumprindo os objetivos determinados por sua  benemérita.

Contatos: 9106 1638 ou 91156815

Nenhum comentário:

Postar um comentário