segunda-feira, 22 de outubro de 2018

CEC e CGF realizaram Encontro Internacional de Folclore em Ijuí

Abaixo, a direita, Pedro Darci recebe a Medalha Lilian Argentina por ter se destacado na área da cultura e do Folclore
           Parcerias dão certo. Sem dúvida nenhuma, em épocas de crise, quem tem criatividade, age com comprometimento e faz parcerias, consegue bons resultados. Foi assim que o Conselho Estadual de Cultura, em parceria com a UETi - União das Etnias de Ijuí - juntamente com a Comissão Gaúcha de Folclore com apoio do município de Ijuí – Poder Executivo, Unijuí, Centro Cultural Leto, Expoijuí – Exposição/Feira Industrial e Comercial de Ijuí e Fenadi realizaram um belíssimo Encontro Internacional de Cultura e Folclore nos dias 13 e 14 de outubro.
            A primeira grande atividade foi o ato de lançamento da Pedra Fundamental da Casa da Associação Regional de Cultura Japonesa - Sakurá, onde a CGF e o CEC participaram ativamente. Depois na abertura oficial teve a participação das delegações de diversos paises como Uruguai, Argentina e Paraguai. A professora Dra. Maria Eunice Maciel palestrou com o tema: “O Folclore no âmbito internacional”, representando a Comissão Gaúcha de Folclore.
           Depois de vários momentos de confraternização entre as etnias, apresentações artisticas e culturais as autoridades e Delegações promoveram o plantio de árvores no Bosque Saci Pererê (área de preservação dentro do parque). Na manhã de domingo Paulo Campos, do CEC coordenou uma mesa para audição comentada do Projeto Acervo do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e um encontro com a obra de Paixão Côrtes.

         Logo em seguida aconteceu a palestra “A mulher e seu papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do tradicionalismo” - que foi a 700ª Palestra de Rogério Bastos, palestrante da CGF. Marca que rendeu homenagens dos tradicionalistas da 9ª RT. Liliane Pappen Bastos, Presidente do Instituto Escola do Chimarrão de Venâncio Aires, aniversariante do dia, coordenou e mediou uma roda de mate com mulheres que fizeram e fazem história dentro do tradicionalismo e folclore do nosso estado. Liliane ainda palestrou e realizou oficina de chimarrão na parte da tarde do evento.
As 16h aconteceu a cerimonia de encerramento da FENADI com autoridades, delegações e todas etnias presentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário