sábado, 28 de abril de 2018

CGF faz homenagens pela passagem de seus 70 anos

         Uma tarde agradável na capital de todos os gaúchos. A Câmara de Vereadores de Porto Alegre recebeu os membros da Comissão Gaúcha de Folclore para as comemorações de seus 70 anos e da professora Lilian Argentina Braga Marques que, se fosse viva ainda, estaria completando 96 anos, entregando a "Medalha do Mérito Cultural Lilian Argentina" e o Diploma "Moção de Reconhecimento e Aplauso" pelos feitos culturais que se destacaram.
            Foram agraciados com a Moção: 
Airto João Ferronato – Vereador em Porto Alegre e apoiador de iniciativas da CGF.
Maria Janett da Costa Chagas - Idealizadora e coordenadora da "Cavalgada Feminina de Itapuã", realizada sempre dia 1º de maio, desde 2002, em Itapuã (Viamão-RS).
Escola Municipal Heitor Villa Lobos  - Instituição que proporciona o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas de forma a utilizar a música como meio de promover a autoestima e a inserção cultural 
Orquestra Villa Lobos  - programa desenvolvido desde 1992 pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila Mapa, periferia de Porto Alegre/RS.. 
Vera Lúcia Mena Barreto –Patroa do CTG Tiarayu destaque cultural na 1ª Região Tradicionalista
Sociedade Partenon Literario – Comemorando 150 anos
Sociedade Gaucha de Lomba Grande – Completando 80 Anos

35 CTG – pelos seus 70 anos de história

             E com a medalha do Mérito Cultural Lilian Argentina:

Alessandra Carvalho da Motta – advogada, tradicionalista
Ivo Benfatto – folclorista, professor, tradicionalista. 
Cecilia Rheingantz Silveira - professora, musicista, Regente e Coordenadora da Orquestra Villa-Lobos, 
Marco Aurélio Alves- produtor e ativista cultural, presidente do Conselho Estadual de Cultura.   
União das Etnias de Ijui - UETI coordenação de atividades culturais étnicas em Ijui.
Rogério Pereira Bastos - professor graduado em História, tradicionalista, escritor e jornalista
Dr. Francisco Pereira Rodrigues - Advogado, romancista, poeta, pesquisador, vários livros publicados, foi presidente da Estância da Poesia Crioula e da Academia Rio-Grandense de Letras

              Estiveram presentes, também, a 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, Nathália Rodrigues e o 1º Piá Farroupilha da 1ªRT, Vitor Menezes, Nilza Lessa, as filhas da professora Lilian Argentina, além dos agraciados e seus convidados.
               Os agraciados fizeram uso da palavra agradecendo à Comissão Gaucha de Folclore pelas homenagens e relembraram momentos que marcaram suas historias. 




       Ivo Benfatto:
       "Amigos e amigas da CGF. Mais uma vez escrevemos. todos juntos mais uma bela página  da nossa historia reconhecendo e homenageando gente do bem, doa seu tempo e vitalidade para promover fazeres e saberes da cultura popular, apenas pela satisfação de contribuir. Fiquei muito honrado pela distinção que recebi  por indicação  da Paula e do Capuano. Parabéns a todos os merecidamente agraciados. Foi um dia muito feliz.  Um abração".
"A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las."
Aristóteles

quarta-feira, 25 de abril de 2018

CEC abre a exposição Paixão pelo Rio Grande

            O presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves deu por aberta a Exposição: "Paixão pelo Rio Grande", na tarde desta quarta-feira, 17h, na sede do Conselho (Edifício Santa Cruz, no centro da capital).
          Contando com a presença de produtores culturais, conselheiros,  tradicionalistas, membros da Comissão Gaúcha de Folclore e dos filhos do homenageado, o coquetel festivo brindou os discursos emocionados dos experientes fazedores de cultura do Rio Grande do Sul. Octávio Capuano, presidente da CGF, lembrou emocionado quando conheceu Paixão Cortes, no incio dos trabalhos que deram origem ao 35 CTG.
           Carlos Paixão Cortes discorreu sobre a vida e a obra de seu pai, bem como o veterano e experiente Walter Galvani, que já presidiu o Conselho de Cultura e foi patrono da feira do livro da capital. Ivo Benfatto relembrou a importância de Paixão Cortes em um contexto não só do tradicionalismo, mas muito além. A professora Paula Simon Ribeiro, vice-presidente do CEC lembrou dos tempos em que trabalharam juntos pelo folclore e que Carlos era ainda um menino, chamado pelo apelido (que rendeu boas risadas, pelo tom de brincadeira) pelo pai.
Fotos: Gabriel Soares e Rogerio Bastos
          A exposição tem a curadoria da professora e vice-presidente do CEC, Paula Simon e permanece no Conselho até dia 20 de maio.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Senado Federal homenageia a Comissão Gaúcha de Folclore e outras entidades culturais do RS

Gabinete da Senadora Ana Amelia Lemos, com apoio de outros senadores gaúchos prestou homenagem à Comissão Gaúcha de Folclore, no dia do seu aniversário de 70 anos, ao 35 CTG, a Sociedade Partenon Literario e a Sociedade gaúcha de Lomba Grande.
           As tradições gaúchas foram tema de sessão especial, nesta segunda-feira,  dia 23, requerida e presidida pela senadora Ana Amélia Lemos. O evento começou as 10h, no Plenário, homenageando os 70 anos do 35 CTG, os 150 anos do Partenon Literário, os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e os 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore.
          O 35 CTG foi o primeiro centro de tradições gaúchas a ser criado, em 1948 (completando nesta terça, 70 anos) e recebeu o nome em homenagem ao início da Revolução Farroupilha, em 1835. Atualmente, há quase mil e oitocentos centros como esse em várias cidades gaúchas e chega perto de três mil pelo Brasil e pelo mundo. Neles, os gaúchos cultuam e divulgam a tradição, o folclore, a cultura, os costumes e a gastronomia do Rio Grande do Sul.
            As demais homenagens foram para outras três organizações relacionadas à valorização da cultura gaúcha: o Partenon Literário, agremiação cultural criada em 1868, a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, uma das entidades tradicionalistas mais antigas do estado,  e a Comissão Gaúcha de Folclore, que incentiva e promove as manifestações das culturas populares tradicionais, criada um dia antes do pioneiro 35 CTG.
Foram chamados para a mesa os representantes das entidades:

Partenon Literário – Dinara Xavier da Paixão
35 CTG – Gleycemari Borges Albrecht
Comissão Gaúcha de Folclore - Octávio Capuano
Sociedade Gaúcha de Lomba Grande - José Luiz Amaral Silveira
MTG-DF – João Francisco Ioung Petroceli
MTG-RS - Nairo Callegaro
Idealizador e proponente da homenagem para o gabinete da Senadora: Rogério Bastos
            Estiveram presentes também, a secretaria da Comissão Gaúcha de Folclore e Conselheira do MTG: Renata de Cassia Moraes Pletz e o Diretor Geral da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Wilson Porto, representando o presidente João Ermelino de Mello, entre outros membros de patronagens da Sociedade Guaúcha de Lomba Grande, da Estancia Gaúcha do Planalto, de Brasília e do CTG Jayme Caetano Braun.
            Rogério Bastos falou da importância das entidades que estavam sendo homenageadas, agradeceu a disponibilidade do gabinete da Senadora Ana Amélia Lemos. "Dia 28, a Comissão Gaucha de Folclore também estará homenageando o Partenon Literário, o 35 CTG e a Sociedade Gaucha de Lomba Grande na Câmara Municipal de Porto Alegre, por entender a importância destas instituições, feitas e formadas por jovens que queriam mudar a sociedade da sua época. Por isso lhe agradeço senadora, por entender esta proposta. Por entender a importância destas entidades para a formação cultural do Rio Grande do Sul." - disse Bastos que encerrou declamando "A lição do peão", de Albeni Carmo de Oliveira.

         Presidente da CGF, Octávio Capuano em sua manifestação exaltou a historia da Comissão desde seu surgimento, um dia antes no nascimento do primeiro CTG. A historia encontra-se logo abaixo, neste Blog.
            Capuano convidou ainda para os dois grandes eventos culturais que estarão acontecendo no RS:
Dias 09 a 11/05 - II Congresso Estadual de Cultura, em Bento Gonçalves
24, 25 e 26/05 - Fórum de Culturas populares em Ijuí

Comissão Gaúcha de Folclore presta homenagem dia 28, na Câmara de Porto Alegre

CONVITE CELEBRAÇÃO

70º ANIVERSÁRIO DA COMISSÃO GAÚCHA DE FOLCLORE


LOCAL: CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE 
28 DE ABRIL DE 2018 – 14h

           A Comissão Gaúcha de Folclore – CGF, instituição para pesquisa, registro, defesa, promoção e divulgação dos fatos folclóricos do Rio Grande do Sul, por seu presidente, Octávio Capuano, tem o prazer e a honra de convidar Vossa Senhoria para a cerimônia de celebração do seu 70º aniversário de fundação, em 23 de abril de 1948, o Dia da Tradição Gaúcha, em 24 de abril, e do 96º aniversário de nascimento da sua ex-presidente, Prof.ª. Lilian Argentina, em 30 de abril. 
            Nessa oportunidade, serão condecoradas personalidades e instituições com a Medalha do Mérito Cultural Professora Lilian Argentina, em reconhecimento ao marcante protagonismo cultural, e registrada, em Diploma, Moção de Reconhecimento e Aplauso para pessoas e instituições por feitos culturais de destaque.


MEDALHA LILIAN ARGENTINA - AGRACIADOS 2018

Alessandra Carvalho da Motta – advogada, tradicionalista
Cecilia Rheingantz Silveira - professora, musicista, Regente e Coordenadora da Orquestra Villa-Lobos, 
Marco Aurélio Alves - produtor e ativista cultural, presidente do Conselho Estadual de Cultura. 
Professor Ivo Benfatto - Tradicionalista, Folclorista, escritor, ex-presidente da Comissão Gaucha de Folclore e do Conselho Estadual de Cultura.
União das Etnias de Ijuí - UETI coordenação de atividades culturais étnicas em Ijuí,
Rogério Pereira Bastos- professor graduado em História, tradicionalista, escritor e jornalista.
Dr. Francisco Pereira Rodrigues -  105 anos dia 23.4. Advogado, romancista, poeta, pesquisador, vários livros publicados, foi Presidente da Estância da Poesia Crioula e da Academia Rio-Grandense de Letras. No interior do Estado foi Vereador e Prefeito.


MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E APLAUSO

Airto João Ferronato – Vereador em Porto Alegre e apoiador de iniciativas da CGF.
Escola Municipal Heitor Villa Lobos - Instituição que proporciona o acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas de forma a utilizar a música como meio de promover a autoestima, inserção cultural e cidadania
Orquestra Villa Lobos - programa desenvolvido desde 1992 pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, localizada na Vila Mapa, periferia de Porto Alegre/RS
Vera Lúcia Mena Barreto –Patroa do CTG Tiarayú destaque cultural na 1ª Região Tradicionalista
Maria Janett da Costa Chagas – Idealizadora e coordenadora da "Cavalgada Feminina de Itapuã", realizada sempre dia 1º de maio, desde 2002, em Itapuã (Viamão-RS). Reside no Lami (Porto Alegre) 
Sociedade Partenon Literário – Completando 150 anos
Sociedade Gaucha de Lomba Grande
 – Completando 80 anos
35 CTG – Completando 70 anos

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Exposição Paixão pelo Rio Grande - Conselho Estadual de Cultura

             Professora Paula Simon Ribeiro é curadora da mostra que fica no Conselho de Cultura até dia 23 de maio e depois vai acompanhar os conselheiros em Bento Gonçalves durante o II Congresso Estadual de Cultura. Ao término retorna par ao Museu Julio de Castilhos.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA -

LOCAIS – Casa Das Artes de Bento Gonçalves (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - Planalto - Bento Gonçalves) 
Grande Hotel Dall`onder (Rua Herny Hugo Dreher, 197 - Planalto - Bento Gonçalves)

ATIVIDADES -  DIA 09 (Quarta-feira)

15h: Abertura do credenciamento – Grande Hotel Dall`onder.
19h: Abertura oficial - Casa das Artes.
20h30min: Palestra de abertura – Casa das Artes. 

DIA 10 (Quinta-feira)

9h: Mesas De Trabalhos.

1.Comunicação e uso da mídia produção cultural.
Local - Sala Grande Hotel Dall´onder
Moderador - Conselheira Estadual de Cultura Erika Hanssen Madaleno
Secretario - Paula Simon

2.Economia da Cultura, gestão, fomento e financiamento.
Local: Casa das Artes
Mediador - Conselheira Estadual de Cultura Marlise Machado 
Secretario - Adriana Xaplin

3.Patrimônio material e imaterial, preservação e identidade.
Local - Sala Hotel Grande Dall`onder
Mediador - Conselheiro Estadual de Cultura Plínio Mósca
Secretario - Paulo Campos

4.Encontro de Conselhos Municipais
Local - Casa das Artes
Mediador – Conselheira Estadual de Cultura Liane Yara Richter
Secretário - Élvio Vargas

5.Democratizacao de acesso à cultura
Local - Sala Hotel Grande Dall`onder
Mediador – Conselheiro Estadual de Cultura Gilberto Herchendorfer
Secretário - Luciano Fernandes

11h: Todos os cinco grupos abrem para debates e trabalhos de grupo com elaboração de resoluções.
12h15 min às 14h: Intervalo.
14h:. Apresentações artísticas nas cinco mesas de trabalho.
14h30min – 16h30min

1.Comunicação e cultura em tempos de pós-verdade: desafios para a democracia
Local - Sala Hotel Grande Dall`onder
Mediador - Marizandra Rutilli 
Secretario - Conselheiro Estadual de Cultura Luiz Carlos Sadowski

2.Economia da Cultura, gestão, fomento e financiamento.
Local - Sala Hotel Grande Dall`onder
Moderador – Conselheiro Estado de cultura José Mariano Bersch
Secretária - Erika Hanssen Madaleno

3.Patrimônio material e imaterial, preservação e identidade.
Local - Sala Hotel Grande Dall`onder
Mediador – Conselheiro de Estado de Cultura Rafael Pavan dos Passos
Secretário - Liana Richiter

4.Encontro de Conselhos Municipais, sistemas e gestão
Representando Sedactel 
-CEC-
-MINC-
Local - Casa das Artes
Moderador - Conselheira Estadual de Cultura Paula Simon
Secretário - Plínio Mósca

5. Democratização de acesso à cultura
Local - Sala Hotel Grande Dall`onder
Moderador – Conselheiro estadual de cultura André Venzon
Secretário - Gilberto Herchendorfer
16h: Abrem os debates e trabalhos de grupos pra propostas e resoluções
17h - 19h: Trabalhos diversificados, oficinas nas salas do Grande Hotel Dall`onder 

-Oficina de projetos culturais-
-Oficina de cerimonial e protocolo;
-Oficina de formação de plateia;
-Mostra de cinema; Inclusiva
-Exposição - Rua coberta;

20h: Casa das Artes- Palestra com Ministro do Uruguai
21h30min: Apresentações artísticas 

DIA 11 (Sexta-feira)

9h: Palestra Uruguaia
10h30min: Oficinas
-Oficina de patrimônio
-Oficina de diversidade cultural
-Teatro e o exercício alem do palco
-Assessoria de imprensa – estrategias para assessoria de comunicação para cultura

12h: Almoço de confraternização
Local - Sala Hotel Grande Dall`onder
14h: Mesa de debates final – A cultura e suas novas propostas para vida contemporânea.
Local: Casa das Artes
Moderador – Conselheiro Estadual de Cultura Luciano Fernandes
Assembleia geral do congresso

10h30min: Apresentações de propostas e resoluções
Grupo 1 - Grupo 2 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5


17h: Encerramento

domingo, 15 de abril de 2018

Comissão Gaucha de Folclore 70 anos - Por Professora Paula Simon

              Não poderíamos falar dos primórdios da Comissão Gaúcha de Folclore sem falar na Comissão Nacional de Folclore, já que a CGF surgiu por iniciativa da primeira e a ela está vinculada.
             A Comissão Nacional de Folclore foi criada no Rio de Janeiro com sede no Itamarati, representando uma das Comissões do Instituto Brasileiro da Educação, Ciência e Cultura - IBECC que é a Comissão Brasileira da UNESCO. A iniciativa foi de Renato de Almeida, diplomata, musicólogo, escritor, professor e diretor do Liceu Francês no Rio de Janeiro e sub secretário geral do IBECC.
             Juntamente com alguns dos maiores intelectuais da época, como Graça Aranha, Ronald de Carvalho, Cecilia Meireles, Renato de Almeida iniciou os estudos e pesquisas sistemáticos de Folclore com a “dignidade que ele necessitava” segundo Dante de Laytano. (1) A seguir convocou outros estudiosos como Vila Lobos, Gustavo Barroso e muitos outros para as atividades de estudo, pesquisa e análise de fatos do folclore.
             A Comissão Nacional promoveu encontros, seminários, congressos, semanas de folclore e editou livros, folhetos e material de divulgação das atividades no campo do folclore.
             A Comissão Nacional de Folclore do Ministério de Relações Exteriores já que como Comissão do IBECC/UNESCO funcionava no Itamarati (e funcionou por muitos anos mesmo depois da inauguração de Brasília com a consequente mudança dos órgãos oficiais para a nova capital), evoluiu para outro órgão, a Campanha do Folclore Brasileiro e atuava em consonância com a Comissão Nacional e vieram a realizar um trabalho que permanece até os dias atuais.
Simultaneamente estes estudos foram divulgados em todo o país e a Comissão se multiplicou em muitos estados na forma de Comissões estaduais.
Histórico da Comissão Gaúcha de Folclore

           Podemos dividir o histórico da Comissão Gaúcha de Folclore e, dois momentos ou fases: a primeira fase teve início em 23 de abril de 1948, e a segunda fase em 1992.

            Em 1948 Comissão Nacional de Folclore voltou-se para a organização de grupos de intelectuais que se dispusessem a assumir e incentivar os estudos de Folclore em cada estado brasileiro, contatou estudiosos e foram sendo criados núcleos estaduais, organizações similares em nível estadual com o objetivo de incentivar os trabalhos de levantamento do folclore brasileiro.

            Em sua formação inicial a CGF teve como membros 32 intelectuais de diversas áreas do conhecimento a seguir nominados: Adão Carrazoni, Aldo Obino, Athos Damasceno Ferreira, Darcy Azambuja, Elpídio Ferreira Paes, Ênio Freitas Castro, Érico Verissimo, Ernani de Carvalho Heffner, Fernando Corona, Guilhermino César, J.C. Paixão Côrtes, Henrich Bunse, Lothar Hessel, Luis Carlos Barbosa Lessa, Luis Carlos de Morais, Manoelito de Ornelas, Moysés Vellinho, Othelo Rosa, Tony Seitz Petzhold, Walter Spalding, Antonio Luz (Gravataí), Biaggio Tarantino (Rio Pardo), Ivo Caggiani (Santana do Livramento), José L. Freitas (Triunfo), Romeu Beltrão (Santa Maria), Celso Fiori (Passo Fundo), Tarcísio Taborda (Bagé) , Bruno Mendonça Lima (Pelotas), Mário Moraes (Cruz Alta), Umberto Feliciano de Carvalho (Uruguaiana), Plinio Saraiva (Taquari), e José Augusto Rodrigues (Santo Ângelo).

            Durante os 50 anos seguintes, a Comissão Gaúcha de Folclore tendo à frente o incansável batalhador Dante de Laytano participou de inúmeros Congressos, Seminários, Semanas de Folclore, Cursos e seus membros proferiram conferências, palestras e publicaram mais dezenas de obras resultantes de pesquisas de campo e bibliográficas.

            A CGF sempre foi órgão independente, e nunca recebeu verbas oficiais, sempre se manteve pela força de vontade e colaboração de seus membros. Funcionava na residência de seus membros especialmente na de Dante de Laytano.

           Na década de 1980 houve um esvaziamento devido a idade avançada do presidente Dante de Laytano que por mais de 40 anos coordenou a Comissão,  de outros membros que por falta de condições físicas foram se afastando. 
Tem inicio a 2ª fase da CGF.

          Tendo em vista este fato, a Comissão Nacional de Folclore, representada pelo então Vice-Presidente Prof. Bráulio Nascimento veio a Porto Alegre e em visita ao Prof. Dante, foi ajustado que haveria uma continuidade, agora sendo encarregada da reestruturação a Prof.ª Lilian Argentina Braga Marques, renomada folclorista gaúcha e que esta seria no momento a presidente-executiva para compor grupo de pesquisadores que passariam a integrar a Comissão Gaúcha de Folclore.

         Aos 22 dias do mês de setembro de 1992, realizou-se a primeira reunião do novo grupo, composto pelos sócios-fundadores da 2ª fase: Presidente de Honra, o prof. Dante de Laytano; como Presidente Executiva, Lilian Argentina, como membros, José Roberto Diniz de Moraes, Harri Rodrigues Bellomo, Oliveira da Silveira, Moema Santos Morales, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Paula Simon Ribeiro, Sonia Teresinha Siqueira Campos, Carmem Sousa Sousa, Estelita Aguiar Branco, Jorge Hirt Preiss, Lothar Hessel, Rose Marie Reis Garcia. Posteriormente tornaram-se membros efetivos Getúlio Xavier Osório e Aledir Brestot.

           Para prestar homenagem permanente a intelectuais ligados ao folclore a CGF realizou sessões solenes  para integrar como Membros Honorários João Carlos Paixão Côrtes, Luis Carlos Barbosa Lessa (estes remanescentes da 1ª fase), Hélio Moro Mariante, Antonio Augusto Fagundes, Ilka D´Almeida Santos Herrmann. 

          Com objetivo de ampliar os recursos humanos ligados ao estudo da cultura popular, e vieram integrar o quadro de associados estudiosos do interior do estado, formando assim um grupo de membros colaboradores: Maria Eunice Kautzman de Montenegro, Paulo Roberto Pedroso de Soledade, Osório Santana Figueiredo de São Gabriel, Lesia Cardoso de Santo Antonio da Patrulha, Célia Jachemet de Gravataí, Pedro Ari Veríssimo da Fonseca de Passo Fundo e Julio Ricardo Quevedo dos Santos de Santa Maria. Ao longo de sua existência a Comissão Gaúcha de Folclore tem recebido em seu quadro inúmeros outros estudiosos, que chegam através dos Cursos ministrados pelos associados e demais convidados.

            Ao atuar em consonância com o Movimento tradicionalista Gaúcho, a CGF tem estreita ligação com o mesmo, tendo inclusive entre seus fundadores da 1ª fase, alguns dos fundadores do 35 CTG, que foi criado um dia após a fundação da CGF. São entidades co-irmãs que possuem muitos objetivos em comum.

             A Comissão Gaúcha de Folclore participa de Congressos, Seminários, Mesas redondas em todo país, publica obras de seus associados possuindo acervo de diversos títulos.

             Foi instituída pela CGF a Comenda Dante de Laytano para homenagear estudiosos do Folclore/Culturas Populares que já possuem trabalhos publicados e a Medalha Lilian Argentina Braga Marques que é oferecida a pessoas que se destacam em alguma área da cultura (não necessariamente em Folclore). 

           Muito poderia ser dito sobre a Comissão Gaúcha de Folclore, mas o espaço disponível não comporta uma história de 70 anos.
Ex-presidente, Ivo Benfatto e o atual presidente, Octávio Capuano

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Senado Federal homenageia entidades culturais do Rio Grande do Sul

           Por iniciativa da Senadora Ana Amelia Lemos o Partenon Literário, que completa 150 anos, a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, 80, o 35 CTG e a Comissão Gaúcha de Folclore, 70 anos serão homenageados no dia 23 de abril, no Senado Federal.

           Em um ano que podemos considerar atípico, pois algo assim somente voltará a acontecer daqui há dez anos, as entidades fundamentais para o desenvolvimento cultural do Rio Grande do Sul completam seus aniversários com datas arredondadas (150,120,80,70...) e receberão uma justa distinção à nível nacional. A homenagem será transmitida pela TV Senado.

            "Acreditamos que desde o Partenon Literário os jovens fizeram a diferença, de maneira que a figura do gaúcho somente foi transformada pelos escritos como "O Vaqueano", de Apolinário Porto Alegre, a mulher ocupando espaços diferenciados já no seculo XIX, a busca pela liberdade dos escravos. O Grêmio Gaúcho de Cezimbra Jacques, a Sociedade Lomba Grande, o 35 CTG primeiro Centro de Tradições do mundo e a Comissão Gaucha de Folclore, com seus nomes tão importantes para as culturas populares do nosso estado." comemorou Rogério Bastos, membro da Comissão Gaucha de Folclore.

           Dia 23 todas as instituições estarão lá representadas. Pela CGF estarão o presidente Octávio Capuano, Renata Pletz e Rogério Bastos.